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Minicursos (02/09/2012)
MC 1 -
Redes de Comunicação Industriais
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Ministrantes
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Carlos Eduardo Pereira (UFRGS); Dennis Brandão (EESC–USP).
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Sala
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Baião
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Data
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Domingo, 2 de Setembro, 2012
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Horário
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08:00 - 12:20 e 14:00 - 18:20
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Resumo
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Curso teórico-prático
sobre "Redes de Comunicação Industriais" utilizando kits de
treinamento do protocolo Profibus.
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MC 2 -
Introdução aos Conversores Multiportas Isolados
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Ministrantes
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Denizar
Cruz Martins (UFSC); Walbermark Marques dos Santos (UFSC).
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Sala
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Ciranda
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Data
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Domingo, 2 de Setembro, 2012
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Horário
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:
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08:00 - 12:20 e 14:00 - 18:20
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Resumo
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O curso tem por objetivo apresentar a teoria básica
sobre as principais topologias de conversores multiportas isolados (com
barramento magnético), incluindo os seguintes tópicos:
·
Estruturas Topológicas para
Interconexão de fontes de energia isoladas x não isoladas;
·
Barramento elétrico versus barramento
magnético - vantagens x desvantagens;
·
Conversores com Barramento Magnético
(DAB, TAB, MAB): Estudo das principais figuras de mérito e Modelos para
controle.
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MC 3 -
Avanços em Tecnologias de Sistemas Inteligentes e Aplicações
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Ministrante
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Ivan
Nunes da Silva (USP-São Carlos)
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Sala
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:
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Coco
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Data
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Domingo, 2 de Setembro, 2012
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Horário
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:
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08:00 - 12:20
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Resumo
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Este minicurso tem o propósito de explorar uma grande variedade de
investigações emergentes em sistemas inteligentes que podem ser aplicadas na
solução de diversos tipos de problemas. Adicionalmente, enfoques sobre como
tais sistemas podem ser organizados, combinados, explorados e aplicados na
prática serão também contemplados. Entre os temas de pesquisa a serem
cobertos neste minicurso estão os seguintes: sistemas fuzzy, redes neurais
artificiais, aprendizado de máquinas, agentes autônomos, sistemas evolutivos,
robótica e sistemas autônomos, web semântica (incluindo ontologias, “web
services” e “grid computing”), sistemas imunológicos artificiais,
inteligência artificial (incluindo representação do conhecimento e lógicas),
satisfação de restrições, enxame de partículas, biologia computacional,
ciências da informação, neurociências computacional, visão computacional,
reconhecimento de padrões, visualização de dados, mineração de dados,
interação homem/máquina, sistemas de apoio à decisão, extração de conhecimento
e modelagem.
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MC 4 -
Regulador Robusto Recursivo para Sistemas Lineares de Tempo Discreto no
Espaço de Estado
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Ministrantes
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Marco Henrique Terra (EESC–USP); João
Paulo Cerri (EESC – USP). | Sala
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Forró
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Data
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Domingo, 2 de Setembro, 2012
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Horário
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14:00 - 18:20
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Resumo
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Este minicurso aborda o problema de controle robusto
recursivo para sistemas lineares de tempo discreto sujeitos a incertezas
paramétricas. A abordagem é baseada na combinação de funções penalidade e de
um procedimento com base em um critério de otimização do tipo min-max. Com
base nestas ferramentas, um funcional quadrático do tipo jogos penalizado é
projetado para lidar com o problema de controle em questão. A dedução é
realizada através de uma extensão direta do funcional quadrático comumente
utilizado para reguladores nominais. Uma característica interessante desta
abordagem alternativa é que a recursividade pode ser obtida sem a necessidade
do ajuste de parâmetros auxiliares e baseada apenas numa equação recursiva de
Riccati. Isto torna o regulador proposto bastante útil para aplicações em
tempo real. A convergência e a estabilidade deste regulador robusto também são
estabelecidas. A unificação destas técnicas no tratamento de problemas de
minimização de funcionais quadráticos com restrições de igualdade linear tem
permitido lidar de forma apropriada também com problemas de controle e
filtragem recursivas para diversas categorias de sistemas lineares incertos.
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MC 5 -
Controle Não Linear de Aeronaves
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Ministrantes
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: | Francisco Javier Triveno Vargas (EMBRAER); Pedro
Paglione (ITA); Alejandro Morales (ITA).
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Sala
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Frevo
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Data
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Domingo, 2 de Setembro, 2012
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Horário
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14:00 - 18:20
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| Resumo
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: | Comandos de vôo é uma área que compreende varias
disciplinas da engenharia, cuja missão principal é estabelecer formas
sistemáticas de análise e projeto de leis de controle. Neste sentido,
ambiciosos programas são executados pelos fabricantes de aeronaves para a
implementação de leis de controle. As mesmas visam obter um melhor desempenho
da aeronave. Deseja-se a maior eficiência possível no que se refere ao:
consumo de combustível, alivio de carga e diminuição do arrasto. Para obter
esta melhora no desempenho da aeronave, é necessária a colaboração entre os
diferentes departamentos no interior dos próprios fabricantes assim como a
relação empresa-universidade. O objetivo principal do curso é a disseminação do conhecimento através
do estudo e implementação de tópicos avançados em leis de controle e sua
aplicação em aeronaves, visando com isto a pesquisa exploratória a nível
industrial
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