Minicursos (02/09/2012)

MC 1 - Redes de Comunicação Industriais

Ministrantes

:

Carlos Eduardo Pereira (UFRGS); Dennis Brandão (EESC–USP).

Sala

:

Baião

Data

:

Domingo, 2 de Setembro, 2012

Horário

:

08:00 - 12:20  e 14:00 - 18:20

Resumo

:

Curso teórico-prático sobre "Redes de Comunicação Industriais" utilizando kits de treinamento do protocolo Profibus. 

MC 2 - Introdução aos Conversores Multiportas Isolados

Ministrantes

:

Denizar Cruz Martins (UFSC); Walbermark Marques dos Santos (UFSC).

Sala

:

Ciranda

Data

:

Domingo, 2 de Setembro, 2012

Horário

:

08:00 - 12:20 e 14:00 - 18:20

Resumo

:

O curso tem por objetivo apresentar a teoria básica sobre as principais topologias de conversores multiportas isolados (com barramento magnético), incluindo os seguintes tópicos:

·         Estruturas Topológicas para Interconexão de fontes de energia isoladas x não isoladas;

·         Barramento elétrico versus barramento magnético - vantagens x desvantagens;

·         Conversores com Barramento Magnético (DAB, TAB, MAB): Estudo das principais figuras de mérito e Modelos para controle.

MC 3 - Avanços em Tecnologias de Sistemas Inteligentes e Aplicações

Ministrante

:

Ivan Nunes da Silva (USP-São Carlos)

Sala

:

Coco

Data

:

Domingo, 2 de Setembro, 2012

Horário

:

08:00 - 12:20

 

Resumo

:

Este minicurso tem o propósito de explorar uma grande variedade de investigações emergentes em sistemas inteligentes que podem ser aplicadas na solução de diversos tipos de problemas. Adicionalmente, enfoques sobre como tais sistemas podem ser organizados, combinados, explorados e aplicados na prática serão também contemplados. Entre os temas de pesquisa a serem cobertos neste minicurso estão os seguintes: sistemas fuzzy, redes neurais artificiais, aprendizado de máquinas, agentes autônomos, sistemas evolutivos, robótica e sistemas autônomos, web semântica (incluindo ontologias, “web services” e “grid computing”), sistemas imunológicos artificiais, inteligência artificial (incluindo representação do conhecimento e lógicas), satisfação de restrições, enxame de partículas, biologia computacional, ciências da informação, neurociências computacional, visão computacional, reconhecimento de padrões, visualização de dados, mineração de dados, interação homem/máquina, sistemas de apoio à decisão, extração de conhecimento e modelagem.

MC 4 - Regulador Robusto Recursivo para Sistemas Lineares de Tempo Discreto no Espaço de Estado

Ministrantes

:

Marco Henrique Terra (EESC–USP); João Paulo Cerri (EESC – USP).

Sala

:

Forró

Data

:

Domingo, 2 de Setembro, 2012

Horário

:

14:00 - 18:20

 

Resumo

:

Este minicurso aborda o problema de controle robusto recursivo para sistemas lineares de tempo discreto sujeitos a incertezas paramétricas. A abordagem é baseada na combinação de funções penalidade e de um procedimento com base em um critério de otimização do tipo min-max. Com base nestas ferramentas, um funcional quadrático do tipo jogos penalizado é projetado para lidar com o problema de controle em questão. A dedução é realizada através de uma extensão direta do funcional quadrático comumente utilizado para reguladores nominais. Uma característica interessante desta abordagem alternativa é que a recursividade pode ser obtida sem a necessidade do ajuste de parâmetros auxiliares e baseada apenas numa equação recursiva de Riccati. Isto torna o regulador proposto bastante útil para aplicações em tempo real. A convergência e a estabilidade deste regulador robusto também são estabelecidas. A unificação destas técnicas no tratamento de problemas de minimização de funcionais quadráticos com restrições de igualdade linear tem permitido lidar de forma apropriada também com problemas de controle e filtragem recursivas para diversas categorias de sistemas lineares incertos.

 

MC 5 - Controle Não Linear de Aeronaves 

 

Ministrantes

:

Francisco Javier Triveno Vargas (EMBRAER); Pedro Paglione (ITA); Alejandro Morales (ITA).

Sala

:

Frevo

Data

:

Domingo, 2 de Setembro, 2012

Horário

:

14:00 - 18:20

 

Resumo

:

Comandos de vôo é uma área que compreende varias disciplinas da engenharia, cuja missão principal é estabelecer formas sistemáticas de análise e projeto de leis de controle. Neste sentido, ambiciosos programas são executados pelos fabricantes de aeronaves para a implementação de leis de controle. As mesmas visam obter um melhor desempenho da aeronave. Deseja-se a maior eficiência possível no que se refere ao: consumo de combustível, alivio de carga e diminuição do arrasto. Para obter esta melhora no desempenho da aeronave, é necessária a colaboração entre os diferentes departamentos no interior dos próprios fabricantes assim como a relação empresa-universidade. O objetivo principal do curso é a disseminação do conhecimento através do estudo e implementação de tópicos avançados em leis de controle e sua aplicação em aeronaves, visando com isto a pesquisa exploratória a nível industrial